Língua Portuguesa
PEDRO II
Certos adjetivos, de acordo com a sua posição em relação ao substantivo, assumem valores diferentes.
Ex: Era um grande homem. (correto; bom)
Era um homem grande. (alto)
Ampliar frases, acrescentando circunstâncias de tempo, lugar, modo(...) requer um bom conhecimento dos advérbios. Procure estudar a idéia que eles transmitem e como eles modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio.
Amplie as orações abaixo, empregando uma circunstância de:
a) tempo - Farei a prova de Português.
(Nunca/Jamais/Ainda) farei a prova de Português. (verbo)
b) intensidade - O advogado dela ficou furioso.
O advogado dela ficou (muito/pouco/bem) furioso. (adjetivo)
Cuidado com os "porquês" !
Ao apresentar sua resposta discursiva ( e completa é claro ) use o porque – junto e sem acento. Verifique se este foi corretamente empregado, usando, em seu lugar , pois ou já que.
Observe os exemplos:
Tive um bom desempenho nas provas | } | pois estudei diariamente |
---|---|---|
já que estudei diariamente |
É essencial numa prova dissertativa, como no Colégio Pedro II, que você saiba elaborar respostas completas e objetivas.
É importante , também usar , devidamente o "porquê".
Em início de perguntas separado e sem acento:
Ex: Por que você faltou ?
Em final de perguntas separada e com acento:
Ex: Você faltou por quê ?
Em respostas sempre junto e sem acento.
Ex: Faltei porque estava doente.
Porque estava doente faltei.
OBS: No caso de respostas , o porque poderá ser substituído por "pois"