Língua Portuguesa
CEFET
No trecho: “Ele começou a dizer (1) que acabara de ler (2), por isso ensinou a escrever (3), mas agora cessou de falar (4), pois continuava em ser ele o escolhido (5)” – substituindo as expressões destacadas por complementos substantivos, em apenas um teremos objeto indireto. Assinale qual das expressões, após as substituições, será esse objeto indireto :
a) (1) a dizer
b) (2) de ler
c) (3) a escrever
d) (4) de falar
e) (5) em ser ele o escolhido
Resposta - Letra E
Observe que em cada substituição o único verbo que exigirá preposição para o complemento será o do item e, ou seja:
a) começou o discurso (OD)
b) acabara a leitura (OI)
c) cessou a fala (OD)
d) ensinou a escrita (OD)
e) confiava em sua escolha (OI)
O uso dos sinais de pontuação é importante, pois tais sinais se aplicam nas Redações e também nas questões de compreensão de texto. Entre eles, é importante o caráter expressivo das reticências. |
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“ Resolvi não tentar mais entender a palavra, decidi que ia, apenas sentir...” – Por meio das reticências, observa-se que:
a) o autor procura exprimir seu estado emotivo
b) o autor não sabe o que falar
c) é difícil escrever tudo
d) sua expressão racional fica patente
e) sua interpretação do real depende das reticências
Resposta - Letra A
O autor sugere que a idéia vai além das palavras em função do caráter expressivo das reticências.
“As pessoas, alucinadas, gritam:
- Gôôôô...ol!!” – o autor procurou com as reticências:
a) valorizar o caráter gramatical da palavra
b) restringir o seu conteúdo de informação
c) ampliar o seu sentido formal
d) revitalizar seu conteúdo semântico
e) obstruir a relação forma e conteúdo
Resposta - letra D
Obtém-se mais expressividade semântica, já que se surgere uma pausa e posterior continuação de idéia.
Ah! Tadinho ...! – as reticências indicam:
a) inflexão apelativa
b) inflexão afetiva
c) inflexão dúbia
d) inflexão hesitante
e) inflexão de espanto
Resposta Letra B
O sufixo “inho” traduz carga afetiva e intensiva, reforçadas pelo prolongamento da idéia que se exprime pelas reticências.
BODE EXPIATÓRIO
Quando alguém quer criticar alguma coisa e não sabe o quê, escolhe a televisão para bode expiatório.
É claro que a televisão trouxe muitos problemas, criando uma geração em todo o território nacional vestindo a mesma roupa, cantando do mesmo jeito, andando do mesmo jeito, usando o mesmo desodorante que protege o dia inteiro.
A televisão hipnotiza a família e ninguém conversa com ninguém. Todos se desentendem cordialmente.
Os hábitos da família mudaram para pior: a lanterna mágica despeja um mundo de mentirinha que, em contraste com o duro mundo da conquista do pão de cada dia, choca e desencanta.
A televisão tem despejado entre nós uma certa dose de violência através dos “enlatados” que vêm de fora.
Tudo isso alinhavam contra televisão os que só sabem “descer a lenha”, ver defeitos, pinçar aspectos negativos.
E o lado bom? E os aspectos positivos? E as vantagens? E o lucro? E o entretenimento? E a cultura? E a informação? E a companhia nas horas de solidão?
Bem, disso eles se esquecem.
O acúmulo de interrogações, no fim do texto, é um recurso de que se vale o autor para:
a) questionar as críticas negativas feitas à televisão.
b) marcar sua perplexidade diante das críticas à televisão.
c) mostrar suas dúvidas sobre a televisão.
d) enfatizar os dois lados da discussão sobre a televisão.
e) evidenciar o aspecto duvidoso da televisão.
Resposta Letra A
“Pedro fora amado pelos pais durante a vida toda, mas se ressentia de um amor de mulher...”
Ao transpormos a expressão verbal fora amado para a forma correspondente composta, obteremos:
a) tem sido amado
b) tinha sido amado
c) teria sido amado
d) foi amado
e) fora amado
Resposta Letra B
A expressão fora amado está na voz passiva . Ao passarmos tal expressão para a forma composta é preciso colocar o auxiliar no pretérito mais-que-perfeito composto (formado pelo imperfeito do indicativo + o verbo SER no particípio ).
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE QUÍMICA
Indique a figura de palavra responsável pelo humor da tirinha:
Resposta:
A figura responsável pelo humor da figura é a metáfora, que foi usada com tamanho exagero que perdeu a possibilidade poética que é comum.
Transcreva os elementos gramaticais que caracterizam o processo formador da palavra empalhado:
Ocorre parassíntese , o acréscimo de prefixo e sufixo ao radical é simultâneo. O prefixo é EM- ; e o sufixo é –DO ( também considerado sufixo verbal).