Biologia
UFRJ
O biólogo russo G.F Gause realizou uma série de experimentos em laboratórios com duas espécies de protozoários, P. caudatam e P. bursaria. Esses protozoários podem alimentar-se de bactérias e leveduras, mas um não come o outro. No primeiro experimento, as duas espécies de protozoários foram postas num meio líquido e apenas bactérias foram oferecidas como alimento. Os resultados desse experimento estão apresentados no gráfico A.
No segundo experimento receberam como alimento bactérias e leveduras. Os resultados são mostrados no gráfico B.
a) Que conceito ecológico pode ser deduzido do primeiro experimento?
O experimento demonstra o conceito de exclusão competitiva. As duas espécies de protozoários competem por uma única fonte de alimento, as bactérias.
Nessas condições P. candatum é competitivamente superior e eliminou P. bursaria.
b) Como podem ser interpretados os resultados do segundo experimento?
No segundo experimento há duas fontes de alimento; provavelmente, cada espécie explora com mais eficiência uma das fontes de alimento e as duas espécies podem viver juntas, pois não exploram o mesmo nicho.
UFRJ / UERJ
a) Observando as curvas dos hormônios diga se ocorreu ou não a fecundação. Justifique.
Não houve fecundação, pois os níveis de estrógeno e progesterona caíram no 28º dia.
b)Onde é produzido cada um dos hormônios gonadotróficos e esteróides envolvidos no processo?
FSH e LH Õ H. gonadotróficos são produzidos pela hipófise.
Estrógeno Õ produzido pelo folículo ovariano em desenvolvimento. (OVÁRIO)
Progesterona Õ produzido pelo corpo lúteo. (OVÁRIO)
UFRRJ
O gráfico da figura 1 mostra a distribuição de três espécies de esquilos que vivem nas mesmas árvores de uma floresta e o da figura 2 mostra os alimentos preferidos por essas espécies.
a) Com base nas informações fornecidas, cite dois motivos que explicam por que as três espécies podem coexistir no mesmo ambiente.
Cada uma das espécies ocupa preferencialmente um dado nível de altura nas árvores da floresta, além de apresentar dieta básica diferente das demais. Isso minimiza a competição entre as espécies.
b) Supondo que uma Quarta espécie de esquilo fosse introduzida no mesmo local, explique como essa espécie poderia coexistir nesse ambiente.
Uma quarta espécie poderia ocupar um nível de altura em que as demais não apresentassem grande densidade, como entre 16 e 30 metros. Além disso, teria maiores chances de sobrevivência se utilizasse folhas como alimento principal, dieta pouco comum entre os demais esquilos.
UFF
Um grupo de biólogos pretende avaliar a contaminação marinha por hidrocarbonetos policlínicos aromáticos, substâncias lipossolúveis e, potencialmente, carcinogênicas.
a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que menciona os animais a serem escolhidos, preferencialmente, como bioindicadores pelo grupo de biólogos.
( ) camarão e cianofíceas
(X) mexilhão e peixes
( ) zooplâncton e algas
b) Explique cada escolha feita no item anterior.
Os mexilhões (mariscos) são organismos filtradores, isto é, filtram a água para se alimentarem, concentrando, portanto, os poluentes.
Os poluentes lipossolúveis são, também, absorvidos pelos produtores e consumidores primários marinhos, passando para os consumidores secundários e assim por diante. Como cada organismo de nível trófico superior geralmente alimenta-se de diversos organismos de nível trófico inferior, o peixe, por estar no nível trófico superior, tende a acumular quantidades elevadas de poluentes.
UNI-RIO
Entre as plantas há uma grande variação dos sistemas de reprodução, que servem freqüentemente como base para a classificação de grupos. Entretanto, a despeito da aparente diversidade dos métodos reprodutivos, há um surpreendente grau de uniformidade entre eles. As diferenças são meras modificações de um tema básico comum: a metagênese ou alternância de gerações. Essas diferenças representam graus variáveis de especialização evolutiva.
O esquema abaixo ilustra um ciclo reprodutivo das plantas.
grafico
a) Analise o esquema e responda:
a1 – De que grupo de plantas esse ciclo é característico?
Angiosperma
a2 – Cite uma característica presente no esquema que seja fundamental na definição desse grupo.
Formação de fruto
Dupla fecundação
semente (2N)
endosperma (3N)
Ovário e saco embrionário
a3 – Que estrutura tomou esse grupo independente da água para a reprodução?
Tubo polínico
b) Comparando-se esse ciclo com o dos animais, que estrutura se comporta como gameta feminino?
Oosfera
c) Na frase sexuada do ciclo, a união entre gametas se constitui num importante mecanismo de aumento de variabilidade genética. Que outro mecanismo seria responsável pelo aumento da variabilidade na fase assexuada?
Meiose, recombinação gênica e separação dos cromossomos homólogos.